Assessoria de imprensa para alavancar negócios

//Assessoria de imprensa para alavancar negócios

Assessoria de imprensa para alavancar negócios

Considerada estratégica para as empresas, a assessoria de imprensa atua hoje com novos canais de comunicação para ampliar a exposição na mídia

Comunicação é essencial para que o público tome conhecimento dos produtos e serviços de uma empresa. É também considerada a chave para alavancar negócios, afinal como as pessoas irão comprar se não sabem o que está sendo oferecido? E existem diversas formas para fazer essa divulgação, uma delas é a assessoria de imprensa.

A assessoria de imprensa é considerada estratégica não só para as grandes como também para as pequenas e médias empresas. Para quem nunca contratou e não entende como funciona, essa é a forma de inserir a empresa na mídia com o auxílio de um assessor, que pensa estrategicamente em temas (conhecido como pauta pelos jornalistas) que possam interessar ao repórter na redação. A partir disso, o assessor escreve press releases, que nada mais é do que textos sobre esses temas que serão divulgados.

O assessor passa a estabelecer um relacionamento com diversos jornalistas, fazendo a ponte entre a empresa e a redação, e sugere uma entrevista com o seu assessorado. Esta divulgação é considerada espontânea, já que não é paga ao veículo como uma publicidade tradicional, a publicação depende exclusivamente do interesse do jornalista pelo tema e da linha editorial.

Mídias

Existem hoje diversas mídias destinadas a públicos diferentes para que os assuntos sejam publicados, principalmente na mídia online, já que a internet possibilita aumentar o campo de atuação ao oferecer sites focados no mesmo assunto, seja com conteúdos impressos, imagens e áudios (TVs e rádios web), e também porque grande parte das pessoas se informa hoje por esse canal.

A tecnologia mudou com o passar dos anos a forma de trabalhar a assessoria de imprensa. Antes ligada apenas às mídias impressa, TV e rádio, agora as agências de comunicação podem oferecer aos clientes serviços para melhorar o posicionamento dos sites das empresas nas primeiras buscas do Google, assim como conseguir que o link do site da empresa esteja em outros sites, o que também aumenta a relevância para o Google.

As mídias sociais tornaram-se mais um canal de divulgação para a assessoria de imprensa, já que diversos veículos replicam as matérias em suas páginas. Há, inclusive, programas de TV e rádio que são exclusivos dessas redes.

Outra inovação é o relacionamento com o digital influencer, que dependendo do tipo de negócio passa a ser estratégico para divulgar um produto, já que muitos influenciadores são formadores de opinião e têm diversos seguidores, que muitas vezes só se informam pelas redes.

Gerenciamento de crise

Tão importante quanto levar informações positivas e relevantes para o público, a assessoria de imprensa também auxilia as empresas na sua imagem institucional, principalmente quando há uma situação de crise. Atualmente, uma notícia ruim se espalha rapidamente e se a empresa não for ágil e tomar as decisões corretas para solucionar, pode manchar a sua imagem. Por isso, a importância de divulgar suas ações positivas e já ter pronto um plano de contingência para reverter.

Todos esses pontos mostram a importância da assessoria de imprensa para o negócio. É importante que a empresa tenha uma boa comunicação para que suas ações e projetos cheguem ao conhecimento do público que quer atingir. Público este que está cada vez mais informado, exigente e atento a tudo o que acontece. A notícia espontânea tem a sua credibilidade.

Se você ainda não conhece, veja aqui como essa solução pode dar certo para o seu negócio!

By | 2019-04-12T16:20:35-03:00 abril 12th, 2019|Blog|0 Comments